Thursday, July 28, 2011

Macarons e Cupcakes


Para os amantes de deces e decoração, este lugar pode ser considerado um paraíso na Terra. Uma confeitaria que começou como um pequeno estúdio, fazendo principalmente bolos de casamento - aliás, eles continuam sendo um produto importante e já conquistaram as páginas de várias revistas especializadas, além de uma série de prêmios.


Hoje, uma loja clara, com paredes brancas, neutra, mas aconchegante. O cenário perfeito para destacar o mostruário de bolos e as outras delícias expostas em vitrines e prateleiras.



Feminina, porém com alguns toques rústicos. Se os doces não forem bons, garanto que ficar lá aproveitando o ambiente já é uma experiência e tanto.


Em especial, adorei a parede decorada com molduras bem trabalhadas. Algumas vazias, outras com ilustrações de bolos e ainda algumas com utensílios de cozinha (batedores, formas metálicas, medidores).


Também fiquei encantada com este bolo de macarons e dei uma dica não muito sutil que gostaria de alguma coisa parecida no meu aniversário. Veremos.



A confeitaria fica em Toronto, Canadá. Mas por enquanto podemos curtir uma visita por aqui.

Friday, July 22, 2011

Chez Cecile

Encontrei recentemente uma página chamada Cecile Apartments, de locação de apartamentos em Paris para visitantes que desejam uma visita um pouco mais autêntica, sem hospedagem em hotéis, sentindo-se verdadeiros parisienses em um dos 7 apartamentos disponíveis.


Vi as avaliações deixadas por quem já contratou o serviço e são todas, sem exceção, muito elogiosas. Outro bom termômetro da qualidade é a agenda de cada imóvel: praticamente impossível de conseguir uma data disponível a menos que as suas férias sejam programadas com muita, muita antecedência.



Já a decoração dos apartamentos é feita nos mínimos detalhes e a sensação é muito diferente de um quarto de hotel: as peças foram escolhidas cuidadosamente, a iluminação é ótima, flores como boas-vindas.


E se você gostou do estilo, o catálogo dos apartamentos vai ser o um paraíso de inspiração. A decoração é linda, sim, mas muito simples de reproduzir.


Na maioria das vezes as peças são únicas (não há par de poltronas iguais na sala, as cadeiras no quarto também não se repetem, a cor das mesas de apoio não precisa ser a mesma do rack de tv). Isso abre um leque enorme de possibilidades para reaproveitar móveis de estilos diferentes e combiná-los entre si.


O que você acharia de ficar aqui enquanto estivesse longe de casa?


Tuesday, July 19, 2011

Vida Nova

Eu adoro usar peças antigas na decoração, ou que pelo menos pareçam antigas. Acho que o ambiente fica mais autêntico, com mais personalidade, menos aparência de showroom.


Minha última tentativa foi de usar um tipo de cavalete como suporte para mesa da cozinha (já estava sonhando com ele no lugar). Na maioria absoluta das vezes minhas invencionices são bem recebidas, mas desta vez fui retumbantemente vetada pelo meu marido. Ele raramente faz isso, sem mágoas. Mas que ficaria lindo, ficaria.


Mas já estou me inspirando novamente com este artigo da Period Living, mostrando como antigos objetos de cozinha podem ser reutilizados em ambientes mais nobres.

Este armário já foi usado para guardar tecidos e até produtos de limpeza, mas hoje ele é orgulhosamente exibido na sala de estar. A função atual é a de guardar revistas, jogos e o aparelho de som.


O cesto aramado, antigamente usado para verduras e hortaliças, é perfeito para acondicionar objetos pequenos e manter o espaço organizado.


Forminhas de lata e potes de cerâmica podem se tornar vasos interessantes.


Uma pequena mesa reciclada como aparador (e com espaço de sobra para exibir seus outros achados!).


E você, usaria algum objeto antigo com outra função diferente da original? O que seria?

Friday, July 15, 2011

Por Trás Das Lentes: John Bessler


Na verdade eu não planejava falar sobre um fotógrafo hoje. Eu estava vendo os trabalhos de um escritório de interiores quando o nome de John Bessler apareceu - e como deixar de lado um profissional como este?


Sim, lugares como estes são lindos. Eu sei que eles começam a nascer bem antes das fotografias, pelas mãos de um arquiteto, um designer de interiores e, é claro, um bom construtor.


E sim, eu também sei que existem stylists que preparam o ambiente nos mínimos detalhes para que eles surjam assim, nada menos que perfeitos. Mas o talento especial do fotógrafo faz toda a diferença e, acho, valoriza o trabalho de cada um que veio antes dele.



Escolher apenas algumas fotos para incluir no blog não foi uma tarefa fácil. E para você, quais são as suas preferidas?



Monday, July 11, 2011

Um Americano Em Paris

Não sou uma pessoa interessada em moda. Não tenho a mínima paciência para assistir desfiles, não tenho nenhuma roupa de estilista famoso, eu uso o que gosto e o que me cai bem sem me importar se o estilo está nas passarelas ou não.


Mas, sendo uma fashionista ou não, com certeza não perderia a chance de visitar a nova Ralph Lauren de Paris, a terceira na cidade e uma das maiores do mundo, inaugurada em 2010. O edifício é do século XXVII e era um hôtel paticulier com fachada de arquitetura clássica em pedra calcária, cheia de ornamentos e destacada pelos guarda-corpos de ferro forjado - tudo minuciosamente restaurado ao longo de 3 anos.


O acesso é feito por uma Passage Cochere que leva a um pátio interno, para onde se abre o restaurante - Ralph's, o que mais? - localizado onde antigamente ficavam os estábulos.



O ambiente é lindo, em especial a área ao ar livre. Foi uma foto deste espaço na capa de uma revista francesa que me fez vasculhar a internet tentando identificar o lugar.


A loja propriamente dita se divide em uma relojoaria, no térreo. Já o primeiro andar abriga o setor de vestuário feminino. O pavimento é dividido em uma série de compartimentos que dão uma sensação de um closet de contos de fadas.






Nos andares seguintes (3 no total) estão as linhas masculinas, das mais sofisticadas até a moda esportiva.



Não importa o orçamento da sua viagem, a visita vale a pena para explorar um belo projeto arquitetônico. Apesar de ocupada por uma marca americana, a experiência não deixa de ser um mergulho no espírito parisiense!


Ralph Lauren, 173 Boulevard St. Germain, 75006 Paris


Wednesday, July 6, 2011

Trabalho (Quase) Em Dia


Meu blog anda um pouco abandonado, eu sei. Mas por vários motivos meu cronograma de trabalho atrasou muito e nas últimas semanas eu não tenho feito nada além de desenhar, desenhar e desenhar.

Acabou meu tempo para escrever aqui, e nos poucos momentos livres eu não sabia sobre o que escrever. Então pensei no óbvio: meu próprio trabalho não seria assunto suficiente?


Ontem passei o dia organizando a pasta de uma cliente e fotografei um pouco deste processo (a montagem da pasta foi no meu já conhecido mini-atelier). Ainda faltam uma série de ambientes, mas ela tinha urgência em resolver o quarto antes do resto da casa. Consegui entregar oficialmente a primeira parte deste projeto de interiores!



As necessidadaes básicas eram simples de entender: um ambiente claro, já que ela está cansada de móveis pesados; gosta de papéis de parede; tem netos pequenos que frequentam o quarto, que por este motivo precisa de móveis resistentes; quer um criado mudo mais espaçoso onde ela possa apoiar um livro e um copo d'água antes de dormir; entre outros detalhes.

Foi isto que propus para ela:


Desenhei absolutamente tudo (até um painel de TV em estilo provençal que não aparece aqui, mas mostro mais tarde). A cabeceira vai ser estofada em linho, os móveis vão ter tampos em madeira natural (resistente a crianças, ao contrário da pintura branca) e para o criado-mudo criei um tampo deslizante, que funciona como uma gaveta, mas que duplica a área útil do móvel. Ele aparece bem na ilustração da cama, o da direita fechado e o da esquerda em uso com uma xícara de chá e um livro apoiados sobre ele.


* Desculpem por não disponibilizar fotos em tamanho maior, mas já fui vítima de plágio e desde então sou cuidadosa. Pior foi ouvir a plagiadora dizer que eu "deveria entender isto (o plágio) como um elogio". Não, obrigada.

Por enquanto, estas são só imagens da maquete eletrônica que fiz para ilustrar a proposta. Na próxima semana devemos começar as compras de papel de parede, tintas, sancas e tecidos para começar a transformação enquanto o marceneiro faz os móveis. Prometo fotografar o quarto pronto quando o trabalho terminar!


(Para Lu Cunha, que me disse que gostaria de ver mais fotos do meu trabalho)
Related Posts with Thumbnails