Tuesday, November 29, 2011

Duplamente Bonito


Quantas pessoas aqui já dividiram o quarto com uma irmã ou irmão? E como você decoraria um quarto com duas camas?


Este tipo de disposição não funciona só para crianças, mas também para casas de veraneio...



... e quartos de hóspedes (nem todas as visitas são casais e em algumas situações é estranho forçar as pessoas a dividir uma cama).



Eu gosto da idéia de simetria, tenho a sensação que ela tem uma aparência de ordem. E lugares organizados, sem informação demais, sempre parecem maiores.


Com as cabeceiras contra a mesma parede, eu deixaria um corredor central para uma única mesa de cabeceira. Usaria uma peça bem aproveitável (provavelmente um gaveteiro). Em quartos de hóspedes, usados mais esporadicamente, não há tanta necessidade de armazenamento e a mesa pode ser menor.




No caso de irmãos de sexos diferentes ou de um quarto para hóspedes prefiro cores neutras. Mas isto com certeza não quer dizer monotonia!


Sempre é possível encontrar boas soluções para o que você precisa, seja um quarto para dois...



... ou muito mais!

Thursday, November 24, 2011

Lá Em Cima


Aqui em Curitiba os áticos aproveitados são muito, muito comuns. São uma febre, uma das coisas que valoriza o imóvel. Honestamente, não gosto da estética da maioria dos telhados com ático que são construídos aqui.

As mansardas originais? Sim, essas são lindas e contribuem com qualquer fachada, mas me parece que a referência foi se diluindo até chegarmos no padrão curitibano atual.


Gostos à parte, é inegável que o aproveitamento de área seja interessante. Para casas pequenas representa uma bela adição de metragem. Acaba sendo também o metro quadrado mais barato da construção: telhado e laje estarão lá, habitados ou não. O gasto adicional se refere basicamente ao piso e ao forro, e isso explica o motivo do seu enorme sucesso.

Tenho a impressão que o uso mais comum é como sala íntima, um lugar que reúne toda a família e que geralmente tem uma ótima vista.



Pode ser uma sala de brinquedos excelente, e ainda ajuda a diminuir a quantidade de bagunça no restante da casa.



Se houver espaço suficiente (geralmente há, já que é um espaço aberto que ocupa quase toda a área da laje), ainda é possível conjugá-la com o quarto das crianças e fazer do ático um paraíso para os pequenos.



Como atelier pode comportar mesas, prateleiras e todos os aparatos necessários às atividades criativas. Neste caso é interessante que a entrada de luz natural seja abundante.


Se você se dedica a mais de uma tarefa, ainda pode setorizar o ático para trabalhos de pintura, costura, scrapbook, etc. A presença do computador não é obrigatória, mas isso ainda adicionaria a função de home office ao espaço.



Pode ainda ser um dormitório, tanto para hóspedes quanto para uma suíte master luxuosa. É especialmente recomendável para áticos com pé-direito não muito alto, pois circulação é menor que em uma sala e na maior parte do tempo as pessoas estarão deitadas na cama.





Você tem um ático? Como ele é usado? Acha que a casa fica com muitas escadas ou a subida vale a pena?


....................

O Inferno Astral

Encomendei a madeira de demolição para os móveis externos.
Não foram entregues.

Compramos misturadores novos (e lindos!) para os banheiros.
Foram entregues no endereço errado.

Meu cartão de crédito foi clonado.

Tudo errado. Meu aniversário é no final de janeiro, mas já me sinto em pleno inferno astral.

Thursday, November 17, 2011

O Mundo de Adeline Klam


Não, esse não é o nome de nenhum filme que andei assistindo. Adeline Klam é uma artista que tem uma loja onde ela oferece desde materiais de escritório até objetos de decoração, todos feitos a mão.



A matéria-prima básica: papel japonês, que também pode ser comprado por folhas para que você mesmo desenvolva suas próprias criações.


O primeiro contato com o material aconteceu em uma viagem pelos Estados Unidos (Adeline é francesa). Já em casa ela começou a comprar os papéis na França, mas era difícil de encontrar, caro e com pouca variedade disponível. Isso fez com que, aos poucos, ela foi se voltando diretamente para o Japão.


Mais tarde, procurando abajoures para sua casa e sem sucesso em encontrar algum que fosse do seu gosto, ela fez as peças em papel - e foi a partir daí que tudo começou.


A loja existe há 7 anos, mas foi alugada originalmente para servir como um pequeno atelier. Aos poucos Adeline foi preparando o espaço para exibir as criações, e só depois de 3 anos que ela começou a abrir a loja regularmente.


Para quem quiser saber mais, visite Adeline Klam. Logo ela também vai lançar um blog, conforme informado no site. Com certeza vai valer a pena esperar.

Fontes: Griottes, My Little Fabric

Tuesday, November 15, 2011

Quase Férias

Desde a semana passada meu ritmo de trabalho tem sido bem diferente. Depois de meses muito estressantes, estou de volta ao normal, embora agora o "normal" tenha gosto de férias pra mim.

Verdade.

Dias atrás recebi um orçamento para pintura da minha área externa (lembram que falei que ainda estava pela metade?). Incrível: previsão de 3 dias de serviço, valor R$1.500,00. Sério, considerem largar seus empregos e virarem pintores de parede. Dispensei o "Michelângelo" (ele com certeza se acha muita coisa, não?) e eu e meu marido decidimos fazer o trabalho sozinhos.


Lembram do ditado "em casa de ferreiro..."? É perfeito, porque cuido da casa dos outros e a minha sempre vai ficando por último. Mas estamos resolvendo uma série de pendências e isso tem feito um bem enorme para nós.

Sim, ganhar dinheiro é bom, mas existem coisas mais importantes na vida. Tudo precisa ser feito com equilíbrio. Estou aproveitando meu tempo com a família de novo, finalmente. E não troco isso por nada no mundo.

Servidos?

Thursday, November 10, 2011

Lugar Especial

Esta casa é mais que centenária, mas só o porte das árvores entrega a idade verdadeira. A construção, como foi restaurada, tem a imagem de um imóvel de poucos anos.


A reforma, ao mesmo tempo que adaptou a casa às necessidades modernas, valorizou também o que há de bom nos imóveis mais antigos, como o pé-direito alto, a solidez da construção e o jardim muito consolidado, o qual pode ser visto através dos grandes painéis de vidro da área social.


Outro detalhe importante é que a casa tem duas salas de estar. A área próxima à lareira, naturalmente, se tornou o estar mais íntimo, de inverno.


O outro, junto às janelas (antes da reforma eram paredes fechadas), é mais aberto, de verão.



Em todos os ambientes predomina um tom de branco cru, tanto nos tecidos quanto nas paredes. Isso permite que a casa mantenha uma unidade e que a transição entre os ambientes aconteça através de pequenos detalhes, como as cores das almofadas.


A mesa de jantar tem estilo francês e todas as cadeiras foram cobertas por capas. Muitos móveis foram feitos sob medida para melhor aproveitamento de espaço e, embora isso pareça contraditório, é graças a isso que os ambientes parecem mais desobstruídos.


O projeto do quarto aproveita o vão da escada para instalação dos armários, assunto que tratei há pouco tempo atrás, neste post. Eu, que planejo fazer nosso closet oficial no próximo ano, já tinha definido que usaria portas muito parecidas com estas. Só estou na dúvida, por enquanto, se uso vidro com cortina ou um espelho. Aceito sugestões.



E vocês? O que gostaram mais/menos nesta casa? Comentários são sempre bem vindos.

Fonte: El Mueble

Saturday, November 5, 2011

O Que Há De Novo?


Como já disse, não consegui fazer muita coisa aqui em casa nos últimos dias, mas não posso reclamar. O pouco que acontece tem sido positivo, e é isso que importa.

Aqui está a famosa macieira. Não se enganem, ela só tem 5 maçãs por enquanto, e 4 delas estão no mesmo galho. Quando comprei, no final de agosto, não tinha planos para uma macieira. Mas estacionei na frente dela na floricultura e não resisti. Aos invés das mudas de sempre, apareci em casa com uma árvore com mais de 2 metros de altura. Logo vieram as flores. Agora, os frutos.


Também tinha falado sobre o banco. Está entregue e no lugar, embora o "lugar" ainda esteja sendo terminado (pintura). Então, por enquanto, só um detalhe antes da revelação final.


Um ótimo finla de semana a todos!

....................

Novidades na Loja

Nova versão dos relógios de bolso, ímãs de geladeira, chaveiro e até balança retrô para a cozinha. A loja está começando a ser reabastecida!

Related Posts with Thumbnails