Friday, October 14, 2011

Passado Mais-Que-Perfeito


Quem lê meu blog já sabe que sou uma francófila assumida. Não perco a mínima oportunidade de falar sobre a França e, em especial, sobre Paris. E, para não perder o costume, ontem assisti Meia-Noite em... Paris (onde mais?), depois de muito tempo de espera (talvez nem tanto assim, mas mais do que eu gostaria de ter esperado).


Quando vi o cartaz do filme pela primeira vez já fiquei impressionada: uma foto com o protagonista caminhando na margem do rio Sena, enquanto que a paisagem atrás dele se transforma nas pinceladas de Van Gogh (para quem não reconheceu, o céu foi "emprestado" da obra Noite Estrelada - veja aqui).


Parte do charme de Paris é, sem dúvida, entrar em um café ou bistrô e pensar em quantos escritores e artistas estiveram ali muito antes de nós. Se pensarmos em termos históricos, então, a cidade teria poucas concorrentes no mundo neste quesito.


Já ouvi críticas negativíssimas sobre o filme. Sejamos honestos, quem não tem idéia de quem eram e o que faziam Ernest Hemingway, Pablo Picasso, Salvador Dalí e tantos outros não vai entender mesmo boa parte das citações e da graça de Meia-Noite Em Paris.

Não vou estragar a história contando detalhes para quem ainda não assistiu, mas para mim a nostalgia do roteiro faz muito sentido. E a única certeza que fica é que Paris é mágica - em qualquer época.


Já usei esta imagem antes, mas é uma das minhas preferidas.
Todos os créditos para David Briard.

3 comments:

  1. lamartina.knoll@gmail.comOctober 17, 2011 at 3:32 PM

    Que lindas fotos de Paris! tbém amei o filme 'Meia Noite em Paris"
    Deu pra reviver os dias que passei em Junho último, novembro passado, fevereiro do mesmo ano e Reveilon de 2009/2010! no Quartier Latin, em Montparnasse e em Saint Germain meus bairros favoritos!No cinema ou em Paris, é sempre uma maravilhosa viagem no tempo!Muito obrigada por compartilhar!bjs.

    ReplyDelete
  2. Ah, eu preciso ver esse filme, obrigada pela dica! Tb amo a França! Viajar para a Itália só me deu mais saudades da França:)
    Bjs.

    ReplyDelete
  3. Amei o filme, e o cenário é mais do q perfeito.
    Estonteante eu diria.
    Bjks e ótimo fim de semana.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails