Thursday, January 14, 2010

A Vida Como Ela É


Hoje eu publico um post que, sem dúvida, vai se tornar um dos meus favoritos deste blog. Me apaixonei por este pequeno apartamento desde que a imagem apareceu em um resultado de pesquisa do Flickr. Além de belíssimas, as fotografias são repletas de informações sobre os espaços retratados, idéias e histórias de como tudo foi concebido (e, em alguns casos, alterado várias vezes).


Mari Reynolds, além de morar no imóvel, é a pessoa por trás de toda a decoração (ela é natural de Tóquio, Japão, mas atualmente vive na Califórnia). O apartamento é impecável e é difícil acreditar que tantas coisas tenham sido criadas dentro de poucos 69m². Sendo alugado, as paredes também não podiam ser pintadas. É, enfim, um belo exemplo de como contornar os revezes da vida real e fazê-los trabalhar a seu favor.

Mari não só autorizou a publicação das imagens (vejam sua página original no Flickr de almostbunnies), mas também foi muito gentil em responder a algumas perguntas que fiz a ela (abaixo em Português e no original):


IH - Como você começou a se interessar por design de interiores? Quais suas fontes de inspiração?
Mari Reynolds- Eu morei em casas de outras pessoas durante toda minha vida até que eu e meu marido nos mudamos para este apartamento, portanto ter o nosso próprio espaço foi muito motivador para aprender mais sobre design de interiores. Então comecei a assistir mais programas de tv sobre o tema e a ver revistas para encontrar idéias. Acredite se quiser, o Flickr foi a primeira fonte de inspiração que me fez ir adiante.

No começo a decoração tinha um estilo mais Country Cottage, mas vivendo lá eu percebi que ter tudo neste estilo era difícil demais, já que as coisas tendem a não ser práticas. Então eu comecei a misturar peças mais contemporâneas, como minha estante da IKEA no meu teste de certa forma Country, e comecei a me sentir mais confortável nele. Além disso, eu tenho um livro de uma editora japonesa repleta de imagens de apartamentos parisienses e casas decoradas por pessoas comuns. Eles são bem casuais, nada forçados e entretanto bem sofisticados. Uso este livro como inspiração o tempo todo.


IH - How did you get interested in interior design? What are your sources of inspiration?
Mari Reynolds - I've lived in a somebody's house my whole life until my husband and I moved in this apartment, and so having our own space totally motivated me learn more about decorating. Then I started watching more design tv shows and magazines to get ideas. Believe it or not Flickr was the first inspiration that got me going :)

I started decorating my place more Country Cottage, but as I was living in it I realized having everything in Country taste was just too hard as country things tend to be not "practical." Then I started mixing more contemporary pieces like my bookcase from IKEA into my somewhat country test, and I started feeling more comfortable in it. Also I have this book by a Japanese publisher full of pictures of Paris apartments and houses decorated by real people. They are very laid-back and not trying too hard and yet very sophisticated. I use this book as my inspiration all the time.


IH - Se você tivesse que escolher um favorito no seu apartamento, o que seria?
MR - Meu espaço preferido seria a área de jantar - simplesmente porque eu o planejei tanto!

IH - If you had to pick a favorite in your apartment, what would it be?
MR - My favorite place would be my dining area - just because I've put so much thoughts into it!


IH - Qual foi o maior desafio ao decorar seu apartamento?
MR - Eu moro em um apartamento de 69m², com um quarto, junto com meu marido e dois gatos. Sessenta e nove metros quadrados não são pouco espaço pra mim, uma vez que sou de Tóquio, Japão, onde todos estão acostumados a espaços menores, então eu tinha idéias muito boas de como fazer uso de um espaço pequeno quando nos mudamos.

Eu adoro quando as coisas estão no lugar. Eu quero que as coisas relacionadas ao escritório fiquem no escritório, itens de cozinha na cozinha, não no quarto debaixo da cama, ou sob o sofá na sala, etc.


Eu tenho cerca de 20 caixas cheias de papéis de banco, seguro, etc, tudo o que precisamos nas caixas da estante e em nenhum outro lugar. A idéia de ter estes documentos aqui e papéis do trabalho no quarto com certeza me deixaria louca! O segredo para mantê-los organizados é examiná-los de vez em quando e manter apenas o necessário.

Meu maior desafio foi como encaixar duas mesas de trabalho em uma área de jantar minúscula, sem deixá-la abarrotada. Como eu e meu marido usamos o computador o tempo todo, eu realmente queria colocar duas escrivaninhas na área de jantar para que pudéssemos interagir. Compramos uma mesa bem pequena da IKEA para meu marido e eu comprei uma chapa de madeira de pinus, cortei do tamanho que queria, pintei de branco e coloquei pernas metálicas da IKEA.


IH - What was the biggest challenge in decorating your apartment?
MR - I live in a 750sqft 1 bedroom apartment with my husband and 2 cats. 750sqft is not a small space to me as I'm from Tokyo, Japan where everyone is used to smaller spaces so I had pretty good ideas of how to utilize small space when we first moved in.

I love when everything is in place. I want every office-related things be in the office, kitchen items in the kitchen, not in the bedroom under the bed or under the couch in the living room etc.


I have about 20 boxes full of bank statements, insurance etc everything we need in the letter boxes on the bookshelf and nowhere else. The idea of having this documents here and that paperwork there in the bedroom would absolutely drive me crazy! The key to have them organized is to go though them once in a while and keep only what we need.

My biggest challenge was how to fit 2 desks in a tiny dining room area and not make it clumpy. As both my hubby and I are on the computers all the time, I really wanted to fit 2 desks in the dining room so we can interact with each other when the other person is in the living room. We got a tiny desk from IKEA for my husband and I myself bought raw pine wood, cut it in the size I wanted, painted it in white and just added steel legs from IKEA.


IH - Você visualiza seus ambientes concluídos desde o início ou o processo é mais longo?
MR - Já faz cerca de 5 anos que estamos aqui mas eu ainda não sinto que estou satisfeita. Eu continuo encontrando coisas que quero mudar o tempo todo. Como somos locatários, não queremos investir em mobiliário caro - então nós ainda temos algumas peças de segunda mão, como um sofá que disfarçamos com uma simples manta (acredite se quiser, o sofá que você vê na minha sala de estar é vermelho e verde por baixo!), compramos madeira para cortarmos e pintarmos sozinhos, etc. Eu estou curtindo o processo e os desafios de transformar um pequeno apartamento alugado um espaço atraente e pessoal.


IH - Do you see your rooms finished from the start or it is a longer process?
MR - It's been about 5 years since we've been here but I still don't feel like I'm done. I keep finding something I want to change all the time. Because we rent, we do not want to invest in any expensive furniture - so we still use some hands-me-down pieces like a sofa and just conceal it with a simple slip cover (believe it or not the sofa you see in my living room is green and red inside! ) , buy raw wood and cut & paint ourselves etc. I'm just enjoying the process and challenges of making a small rent place cute and personal
.

Agradeço novamente a Mari Reynolds por ter permitido o uso das imagens e por toda sua colaboração.


E você, o que achou?
Não esqueçam de deixar um comentário para ela também!

2 comments:

Related Posts with Thumbnails