Thursday, August 8, 2013

Pequenas Maravilhas


Eu procuro colocar um pouquinho de tudo no blog: de casas de sonho até projetos do tipo faça-você-mesmo.

Mas vamos ser realistas: hoje em dia a maioria das pessoas mora em pouco espaço, e embora seja bom ver casas espetaculares é sempre interessante conferir exemplos de ambientes com os quais podemos nos identificar mais diretamente. Não é à toa que até hoje o post com mais acessos neste blog fala de cozinhas pequenas.



Uma característica valorizada em casas e apartamentos é a varanda. Infelizmente, muitas vezes são tão pequenas que nem são usadas: o proprietário fica satisfeito em saber que tem uma, mas não sabe nem o que fazer com ela. Então vamos começar pelo básico: o fato é que, se você tem uma varanda, você tem potencial. O tamanho é apenas um detalhe.


Nas grandes cidades, ela pode ser o único espaço disponível para aproveitar o ar livre e o contato com o exterior. E mesmo a menor das varandas podem ser transformadas em uma miniatura de um belo jardim.

Como criar um ambiente interessante em um espaço que, em alguns casos, se resume a um corredor estreito?



A intenção, em geral, é o bem-estar e o contato com o exterior. Colocar alguns vasos no chão resolve só parte do problema: o ideal é que as plantas sejam colocadas em vários níveis diferentes, sem deixar que as paredes fiquem totalmente vazias.



Varie tanto a altura dos vasos quanto o porte das plantas, que não precisam ser muitas: algumas espécies bem selecionadas são suficientes. Considere também o grau de manutenção de cada planta e, se possível, inclua uma bem perfumada na sua lista.

Além das plantas, a varanda pode conter peças de mobiliário. Respeite a escala do seu espaço ao escolher os itens que vai usar e pense em manter o ambiente simples.


Se a varanda for muito pequena, coloque no máximo uma cadeira e uma mesinha lateral. Cadeiras dobráveis são sempre uma boa opção: quando não estão em uso, podem ficar suspensas na parede com ajuda de alguns ganchos.

Gosto muito das prateleiras de ferro contra a parede, também. Desta maneira você pode dispor suas plantas verticalmente e manter o piso menos obstruído. O mesmo efeito pode ser alcançado com vasos suspensos e prateleiras.


Eu sei que decorar varandas pequenas não é fácil, e que em muitos casos ela fica vazia por falta de opções. Mas existe solução para tudo e eu espero que esta seleção de fotos ajude a transformar a sua também!

Imagens: Pinterest

2 comments:

Related Posts with Thumbnails